A realização de Malala fortalece o sonho de uma menina no Brasil

No meio das tragédias causadas pela pandemia do novo coronavírus, dos desacertos políticos, de crimes e de situações aparentemente sem saída, eis que o mundo acordou nesta última sexta-feira, 19 de junho, com uma excelente notícia: a corajosa paquistanesa Malala recebeu o diploma de graduação.
Malala Yousafzai, 22 anos, atuante na luta pela educação realizou seu grande sonho: se formar em Filosofia, Política e Economia na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Vale lembrar que somente com 15 anos, Malala enfrentou o Talibã pelo direito ao estudo das meninas pobres no Paquistão. Ela também foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 2014.
Em todo o mundo, Malala serve como exemplo e inspiração para muitas garotas, e aqui no Brasil, não é diferente.
Na comunidade do Cantagalo, em Copacabana, Ketlyn dos Santos, 12 anos, sonha assim como Malala com um mundo melhor para se viver.

Ketlyn estuda no 6º ano do Ensino Fundamental I, na Escola Marília de Dirceu e faz aulas de balé há 8 anos no projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB). Ela é criada pela sua tia-avó, Dona Helô, pois sua mãe faleceu quando ela tinha 5 anos. Dona Helô, que também é Ìyálórìṣà, diz que Ketlyn é uma menina estudiosa e ajuda na administração do seu terreiro e em ações desenvolvidas por ela.

 

Ketlyn e Dona Helô fazem parte do grupo de dança do Afoxé Ọmọ Ifá, por isso o grande sonho da menina é ser professora de dança afro e de balé contemporâneo. “Quero mostrar a dança afro para o mundo do jeito. Eu não vou desistir!”, diz a menina de maneira decidida.
Em 2017, Ketlyn fez parte de uma matéria em ‘O Globo’ sobre projetos culturais nas comunidades. A reportagem foi assinada pela jornalista Luciana Nunes Leal e Ketlyn foi fotografada por Fernando Lemos.

 

Àlá dáhùnfún ìmúṣẹ ti ìfẹ́ kan!
(O sonho representa a realização de um desejo!)
Axé!

 

 

 

Autor da matéria: Pai Paulo de Oxalá ( Colunista no Extra online)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *