Iyalaje Toyin kolade

A Princesa Doutora Toyin Kolade, magnata e socialite, CEO/MD Fisolak Global Resources LTD da cidade de Ilesha, no Estado de Osun/Nigéria; formada pela Universidade de Ifé, empresária do ramo de importação e exportação, que também recebeu o título tradicional de Iyalaje (Senhora do Lucro) de Ilê Ifé. A Iyalaje é a principal guardiã e promotora do Festival de Aje (Orixá responsável pelo sucesso nos negócios) na antiga cidade de Ilê Ifé, na Nigéria.

A Iyalaje de Ilê Ifé e sua comitiva composta por jornalistas, consultores de segurança, diretor de mídia e assuntos públicos do Palácio do Ooni de Ilê Ifé, empresários, cientistas políticos, intérpretes e outros, em sua primeira visita ao Brasil, ocorrida no mês de setembro de 2019, esteve no tradicional bairro carioca da Tijuca, onde foi recepcionada pelo Babalawo Sandro Fatorera na Associação Filhos de Ajagunmale, reconheceu o culto ao Orixá Aje na Casa, estreitou laços com o Instituto Irê de Tradições Afro-Brasileiras (IITAB), do qual o Ooni de Ilê Ifé é o Patrono, e formalizou o consentimento real para o IITAB presidir o Festival de Aje no Brasil.

A Princesa foi recepcionada com muita alegria pelos Filhos de Ajagunmale, pelo Afoxé Ómó Ifá e pelas crianças do Projeto Afoxé Mirim do IITAB, que ficaram bastante entusiasmadas com a presença de uma legítima princesa africana, que não se furtou em participar da festa, encorajando a participação infantil e até brincando de roda com as crianças.
Ainda no cumprimento de sua agenda, a Princesa visitou o famoso Mercadão de Madureira, onde ficou impressionada com todo simbolismo dos produtos religiosos e a identificação e preservação da cultura yorubá trazida pela diáspora africana. Nesta visita, a Princesa foi recepcionada pela família de Arlindo Cruz e a esposa do sambista, Babi Cruz, ressaltou a importância da presença de uma autoridade nigeriana em um momento tão delicado de preconceito religioso aos cultos de matriz africana.

Iyalaje na câmara dos vereadores

A Princesa ainda recebeu uma homenagem na Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, no Salão Nobre, pelo Presidente da Câmara, o Senhor Vereador Jorge Felippe, pelo Senhor Vereador Tiãozinho do Jacaré, pelo Senhor Sergio Noronha e pela Casa de Herança de Odúdúwa.

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *